Notícia

Treinamento em tempos de crise

Em tempos de crise, treinamento é insumo básico! Quando falamos em treinamento de pessoas...

... muitos acham que tudo se resume em simplesmente mandar os colaboradores para uma sala de aula por algumas horas, e desta forma todos os problemas estarão resolvidos.

Treinar é uma constante no mundo atual, e um programa de treinamento deve estar diretamente ligado às necessidades da empresa, com comprometimento total de toda a equipe de colaboradores, incluindo supervisão, gerência e diretoria, pois quando é feita uma análise organizacional a partir de um diagnóstico no qual conheceremos a missão, os valores e os principais objetivos e estratégias da empresa, devemos ter a certeza de que todo o corpo de colaboradores, está devidamente envolvido e comprometido com o esforço para o desenvolvimento, e treinamento das competências necessárias para formação de novas habilidades, que serão requeridas especificamente para cada função do quadro organizacional.

Em outras palavras, quero dizer que, de nada adiante treinar, motivar e desenvolver uma equipe de vendas por horas ou dias, se quando eles voltam para a empresa, não conseguem aplicar o que foi aprendido, por serem tolhidos pela supervisão, podados pela gerência e desestimulados pela diretoria, pois estes não participaram dos treinamentos, não se comprometeram com o todo, e não receberam os novos conhecimentos para poderem compreender e praticar junto com a equipe, tudo aquilo que foi ensinado. De que adianta, destapar os olhos dos colaboradores, se quem os lidera continua vendado?!

Com o treinamento, estimulamos a curiosidade, aumentamos o nível de conhecimento e desenvolvemos a perícia do corpo de colaboradores, deixando mais do que claro, que treinamento não é despesa, mas, sim, investimento! Mas como todo bom investimento, é necessário que façamos um acompanhamento, que estejamos sempre atentos às oscilações e as mudanças repentinas deste nosso “mercado interno”, e principalmente, precisamos conhecer todas as variáveis que podem afetar nosso investimento, desta forma, você precisa prestar atenção em todas as peças que compõem sua equipe de colaboradores, entender o que é necessário para que cada uma delas funcionem perfeitamente, e principalmente, adquirir o conhecimento para realizar os ajustes necessários nas horas adequadas.

Quando investimos em nossa empresa, desenvolvemos e aperfeiçoamos os colaboradores para que cresçam profissionalmente, tornem-se mais eficientes e produtivos, e assim, possam transcender as exigências do cargo que ocupam, construindo profissionais preparados para assumir novas funções e responsabilidades.

O capital humano é o bem mais precioso de qualquer organização, toda empresa, mesmo as cem por cento virtuais, são feitas de pessoas, e sem elas não existe negócio, não existe venda ou vendedor, cliente ou compra. Segundo Peter Drucker, filósofo e economista, considerado o pai da gestão moderna, uma das regras básicas do mundo dos negócios é que devemos estar continuamente preparados para competir, sempre com competência, pois o passado não vai se repetir, e o sucesso de ontem não garantirá o sucesso de hoje e certamente não irá garantir o sucesso de amanhã. Drucker, sempre enfatizou que o valor de cada indivíduo contribui para o crescimento da organização e pode ser aumentado ou depreciado de acordo com as políticas e práticas de gestão aplicadas, por isso, é tão importante investir no capital humano, desenvolvendo seu capital intelectual. Drucker afirmava, que o capital intelectual é a soma do conhecimento de todos em uma empresa, proporcionando assim uma vantagem competitiva extremamente relevante, difícil de se copiar, pois para a empresa, as pessoas são seus maiores ativos.

Isso nos leva a concluir que, qualquer empresa que realmente queira desenvolver-se em escala progressiva, deve investir no capital intelectual de seus colaboradores, ou seja, quando investimos no capital intelectual, automaticamente aperfeiçoamos e agregamos valor ao capital humano. O treinamento, possui a finalidade de ajudar a empresa a alcançar seus objetivos, criando oportunidades e ampliando a visão de seus colaboradores, com isso muda-se a atitude das pessoas, criando um clima saudável entre líderes e liderados, motivando a equipe e fazendo com que todos entendam e aceitem às estratégias utilizadas por aqueles que dirigem, gerenciam ou supervisionam.

O processo de aprendizagem por meio de treinamentos, transforma o comportamento, e finca suas bases na experiência, ocorrendo de forma consciente e inconsciente, e o sucesso virá por meio de um programa de treinamento formatado para o seguimento em que a empresa atua, gerando soluções moldadas às necessidades de quem participa.

Todo empresário deve entender definitivamente que treinar e aperfeiçoar sua equipe de colaboradores periodicamente, faz parte do todo de sua empresa, é insumo básico e fundamental. Trabalhe para aperfeiçoar e reter colaboradores, invista no capital humano e desenvolva o capital intelectual, essa contribuição é significativa para o seu crescimento como empresário e fundamental para o desenvolvimento econômico de nosso País.

 

 

 

Compartilhe esta notícia

  • Nossa Missão

    “Fomentar o ensino para capacitação das pessoas, , fundamentada nos princípios e valores éticos, , e prover soluções geradoras de valor que contribuam para o desenvolvimento humano na sociedade”

Contato

  • Endereço Av. Sete de Setembro, 4995 - Batel Curitiba l Paraná | 80240-001

  • Telefone 55 41 3072-0017

  • E-mail secretaria@ulci.com.br

  • Grupo BBM | WhatsApp 41 987477799